Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

[mc4wp_form id="5505"]

Por que criar uma playlist com as suas melhores músicas para praticar esportes?

Você já parou pra pensar como músicas e esportes podem ser um combo perfeito?

E tem algo que eu acho bem interessante entre elas: o poder de criar grupos de pessoas com o mesmo interesse.

Então, se você gosta de música Pop, é bem provável que você tenha alguns amigos que também gostam desse estilo musical, certo? E se você pratica artes marciais, por exemplo, você deve ter um grupo de amigos da luta.

Seu esporte favorito e aquelas suas melhores músicas te aproximam de pessoas com os mesmos gostos que você. E eu acho isso incrível!

Uma das necessidades humanas são as relações sociais, então é normal que você sinta vontade de ter companhia também ao praticar algum tipo de esporte. Por esse motivo, algumas pessoas preferem praticar esportes em grupo.

Mas se você gosta de algum esporte de prática individual e se sente desanimada as vezes por falta de uma companhia, saiba que é normal. Sei que ter outras pessoas te apoiando faz você ter vontade de continuar. Então vou te dar uma dica do que eu fiz e funcionou bem.

Crie uma playlist com as suas melhores músicas e compartilhe com amigos!   Suas melhores músicas na playlist de esporteSim, parece não fazer muito sentido né? Mas eu vou explicar rs.

Eu poderia falar pra você fazer uma ligação com alguém enquanto faz exercícios, mas não é o ideal, pois pode fazer você perder o foco. E escutar músicas pode fazer com que você atinja tanto uma melhora na performance quanto na disposição.

O Spotify, que é o app que eu uso, permite criar playlists colaborativas, ou seja, você e as pessoas que você autorizar vão poder adicionar músicas lá. E como isso pode te ajudar?

Siga essas 3 dicas:   Playlist de esporte com suas melhores músicas  

1 – Combine com seus amigos que aquela playlist só deve ser utilizada durante a prática de esportes

Esse é um bom jeito de te incentivar e ainda trazer junto aquela sua amiga que está com preguiça de se exercitar. Combina algo com ela como, por exemplo, que vocês têm que publicar uma foto ou vídeo do momento em que estiverem praticando esporte e adicionar a melhor música da playlist na opinião de cada uma, toda semana. Talvez a música que você publicar pode ser a mesma música que a sua amiga escolheu, aí vocês vão ver que naquele dia ou semana vocês estavam na “mesma sintonia”. Legal né? E se quiser marcar a hashtag #TimeDeHabilidosas vou ficar feliz em ver. 😀

2 – Deixe a playlist sempre atualizada com as melhores músicas de cada pessoa

Isso é bom porque, primeiro, escutar suas músicas preferidas vai te deixar mais motivada e, segundo, é interessante saber quais são as músicas preferidas de seus amigos e entender o que motiva eles quando estão praticando algum esporte. Certeza que algumas escolhas musicais vão fazer você lembrar tanto de um amigo que vai parecer que a pessoa estará lá te fazendo companhia. Outra coisa é que vocês podem comentar sobre as escolhas de cada um e descobrir quais músicas deixam vocês mais empenhados.

3 – Substitua o tempo pela quantidade de músicas escutadas

Com certeza praticar um pouco de esporte é melhor do que nada. Se você busca melhorar cada vez mais seu tempo e desempenho, é óbvio que os minutos e segundos são importantes, principalmente se você é o tipo de pessoa que gosta de bater recordes, mas muita gente desanima ao ficar analisando o tempo. Se você é assim ou tem alguma amiga que é, combinem quantas músicas vocês vão escutar cada vez que forem praticar esportes e vão adicionando aos poucos uma música nova no tempo de vocês. Ou seja, se vocês combinaram que vão escutar 5 músicas da playlist e parar, na próxima vez aumenta para 6 músicas. Esse é um jeito “descontraído” de ir aumentando o tempo da prática de exercício e colocar metas em conjunto com alguém que você gosta e quer ver bem.   Playlist com suas melhores músicas para praticar esporteEu acho que essas dicas podem funcionar bastante, principalmente agora em tempo de distanciamento social. Convide seus amigos para cada um praticar seu esporte favorito, incentivem-se e desafiem-se, ouvindo as melhores músicas selecionadas por todos. 🙂

E se você ainda acha que criar uma playlist não é uma boa ideia e prefere escutar músicas aleatórias, saiba que você pode estar desperdiçando boas músicas que trariam a sua melhor versão e te ajudariam a manter um grande desempenho durante um exercício físico.

Sincronizar seu ritmo com o ritmo da música é muito enriquecedor para a prática de seu esporte favorito, uma vez que ao se perder naquele som, você se motive e nem perceba que está se esforçando naquela atividade.

Como escolher a música certa para colocar na playlist de esporte?

Sei que é muito natural que se a melhor música da sua vida tocar, isso vai te deixar animada e inspirada. Mas também tem um jeito de fazer as escolhas certas e achar quais músicas dos seus artistas favoritos devem entrar na sua playlist de esporte.

Você pode medir seus passos, batidas do braço, ou qualquer movimento repetitivo do corpo, e isso é feito através da contagem de quantos movimentos existem em um minuto. Depois, é só você achar músicas com o mesmo BPM (batidas por minuto), por exemplo 100 passos = 100 BPM da música. O site songBPM.com é perfeito para encontrar o BPM das músicas.

Ritmos cheios de energia e disposição estão acima de 120 BPM, caso queira procurar por essa técnica. Se você não está usando a contagem de batidas, procure músicas entre 120 a 145 BPM.

Selecione as melhores músicas para cada nível de intensidade do exercício

Isso é interessante e acho que também vale a atenção na hora de montar uma playlist perfeita para a prática de exercícios físicos e esportes.

  • 1ª etapa: Comece com músicas para aquecimento, com ritmo moderado, e escolha aquelas com duração mais longa. Escolha inclusive músicas com mensagens motivacionais. Exemplos: Believer – Imagine Dragons e We Are The Champions – Queen.
  • 2ª etapa: É caracterizada pelo aumento leve do ritmo inicial, então aqui vale escolher músicas também motivacionais mas com letras mais “cativantes” e “grudentas”, conforme você vai aumentando o ritmo do seu exercício. Exemplos: 7 Rings – Ariana Grande e Medicina – Anitta.
  • 3ª etapa: Essa é a maior parte da playlist onde terá músicas mais aceleradas. Escolha aquelas com ritmo rápido, pois irão fazer com que você não consiga ficar parada e sua performance acelera significativamente. Exemplos: Can´t Stop – Red Hot Chili Peppers e Feel It Still – Portugal The Man.
  • 4ª etapa: Aqui vão as músicas para você se recuperar do exercício da última fase, então é recomendado músicas de menor intensidade. Exemplos: Havana – Camila Cabello e Scars to Your Beautiful – Alessia Cara.
  • 5ª etapa: Essa é a última etapa e uma das mais importantes, já que você precisa escolher músicas que te motivem enquanto você está perto de finalizar o exercício. Precisam ser músicas que fazem você dar o máximo de si nesse momento. Aqui eu não vou te dar exemplos porque quero que você selecione as melhores músicas da sua vida.

Pratique esporte ouvindo suas melhores músicas

 

Espero que depois de todas essas dicas você esteja animada para criar, ou até mesmo, melhorar a sua playlist de esporte. 🙂 

Compartilhe